domingo, 15 de março de 2009

Continuação de "O Bandido da Luz Vermelha" é projeto de família

DANIELLE NORONHA
Colaboração para o UOL

A continuação de um dos mais importantes filmes do cinema marginal, "O Bandido da Luz Vermelha", de Rogério Sganzerla (1946-2004), é, em primeiro lugar, um projeto em família.

Com o roteiro deixado por Sganzerla, quem assume a direção é Helena Ignez, viúva do diretor, ao lado de Ícaro Martins. No principal papel feminino, o longa conta com a participação filha da diretora com o cineasta, Djin Sganzerla, que no filme contracena com seu marido, o ator André Guerreiro Lopes.

Thiago Fogolin/UOL

Jane (Djin Sganzerla) é namorada de Tudo-Ou-Nada (André Guerreiro Lopes) em 'Luz nas Trevas'

A personagem de Djin se assemelha à da mãe no primeiro filme, de 1968. Ambas se chamam Jane. Helena interpretou a namorada de Luz Vermelha, e, nesta sequência, sua filha é a companheira de Tudo-Ou-Nada (Lopes), filho do bandido com a personagem de Sandra Corveloni, vencedora da Palma de Ouro de melhor atriz em Cannes.

"O que se leva dessa vida, é a vida que se leva". É com essa fala da Jane que a atriz começa a nos contar um pouco sobre a sua personagem, que não têm apenas o nome em comum, garante a atriz. "As duas são mulheres fortes. São independentes e não esperam nada do homem, além da satisfação, da alegria do momento presente", diz.

Ao mesmo tempo são Janes distintas. Para Djin, a principal diferença entre elas é que a sua personagem gosta do Tudo-Ou-Nada. A Jane do Bandido, porém, tem outra relação: "Ela é uma pistoleira tanto quanto ele, ela é quem o dedura e se vinga, a minha Jane já não entraria no mundo do crime ao ponto de se incriminar. Por mais que ela seja um pouco selvagem, um pouco louca, ao mesmo tempo ela pensa que ele poderia mudar de vida", conta.

O preparo para viver a Jane de "Luz nas Trevas - A Revolta de Luz Vermelha" foi feito de diversas formas. Djin buscou inspiração em filmes, no trabalho da mãe e, principalmente, em uma fonte interna. "Eu empresto para a personagem uma certa liderança, a determinação e a vontade de viver, mas ao mesmo tempo sou diferente de tudo isso. Eu acho que esse é o grande prazer de viver uma personagem que é e não é como eu sou", afirma a atriz. "A Jane é uma mulher que vive o momento presente. Ela representa o ápice do frescor, da alegria e do amor", completa.

Para a atriz, participar desse projeto é uma satisfação enorme e ela citar um importante ponto forte do filme: o roteiro. "É muito original, não convencional na forma de pensar e fazer cinema. É poético e ao mesmo tempo anárquico, um roteiro dos tempos atuais, é algo extraordinário", diz.

André Guerreiro Lopes, que interpreta o Tudo-Ou-Nada, conta que a parceria deles é de muita criatividade e estímulo mútuo: "Quando estamos juntos em um trabalho, a sensibilidade que ela tem, somada a visão de composição que eu tenho, é um dos traços que funcionam muito bem".

Djin Sganzerla já foi dirigida por seu pai em "O Signo do Caos" e participou de filmes como "Meu Mundo em Perigo", de José Eduardo Belmonte, do premiado "Meu Nome é Dindi", de Bruno Safadi, filme que pelo qual foi premiada como melhor atriz no Festival de Cinema Luso-brasileiro, e "Falsa Loura", do diretor Carlos Reichenbach.

Ney Matogrosso
"Luz Nas Trevas" tem diversas ligações com o primeiro filme, como por exemplo o uso de diversas narrações com diferentes pontos de vista. Mas, segundo Ícaro Martins, o próprio Rogério já deixou tudo claro no roteiro: "Não é a cópia do que foi feito, é uma evolução".

O Bandido da Luz Vermelha volta nesta sequência como presidiário, e é o cantor Ney Matogrosso que dá vida ao personagem que já foi interpretado por Paulo Villaça (1946-1992) no primeiro filme. "Quando Helena me convidou e disse do meu olhar, eu já sabia o que eles queriam", conta Matogrosso. "Eu estou à disposição para fazer o que eles quiserem", completa.

Além de Matogrosso, o elenco conta com mais de 80 atores, além da participação de diversos figurantes da comunidade de Heliópolis. Bruna Lombardi, Maria Luísa Mendonça, Sérgio Mamberti e Simone Spoladore são alguns dos nomes que estão presentes no filme.

As filmagens de "Luz Nas Trevas: A Revolta de Luz Vermelha" acontecem em São Paulo e a previsão de estréia é para o final deste ano.

Álbum do UOL do filme:
http://cinema.uol.com.br/album/luz-nas-trevas-revolta-luz-vermelha-set_album.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário